Entregar cultivares produtivas é o nosso compromisso. Contribuir para o desenvolvimento da agricultura, através de pesquisa e inovação, potencializando os resultados dos produtores, é o nosso propósito.

    O vazio sanitário para soja vai começar; confira o calendário para cada estado

    A escolha correta de cultivares resistentes a cisto mantém a população abaixo do nível de dano e oferece boas produtividades em áreas com infestação.

    7 de junho de 2019

    O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo, confira abaixo calendário para todo o Brasil. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim diminuir a incidência da doença na safra.

    O fungo que causa a ferrugem-asiática precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

    “O importante do vazio sanitário é que ele ajuda a evitar a ferrugem, que é uma doença muito severa. Se ela chega muito cedo, pode aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas. Temos um risco maior de perder em produtividade”, explica a pesquisadora da Embrapa Claudine Seixas.

    O primeiro estado a iniciar o período do vazio sanitário no país é o Paraná, já no dia 10 de junho. Depois, no dia 15 de junho, entram: Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O Paraguai já iniciou o período de vazio, no dia 1 de junho. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul não adota a medida ainda. Confira abaixo o calendário do vazio sanitário.

    Fonte: Canal Rural

     

    Conheça a Tecnologia INOX®  – Única no mundo que proporciona segurança conta a ferrugem-asiática.

    Conheça nossas Cultivares INOX®